sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Opção de Programa para o feriado 7 de setembro

Espaço interativo de ciências, cultura e conhecimento oferece ao público aprendizado com diversão

O Catavento Cultural e Educacional – espaço interativo do Governo do Estado de São Paulo localizado no centro da capital paulista – estará aberto no feriado da Independência, neste dia 7 de setembro com um passeio recheado de conhecimento e diversão. Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o local conta com 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados e é dividido em quatro sessões: Universo, Engenho, Vida e Sociedade.
Na sessão Universo o público conhece o sol, os planetas e as estrelas. Uma das opções é poder pisar na superfície da lua e colocar o pé sobre a “pegada”, uma réplica da original, do astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a andar na lua. Nesta parte do espaço o público confere, em uma maquete gigante, as diversas formas geológicas e tem a oportunidade de entrar em uma caverna que reproduz os barulhos e as formas da natureza. Contemplar milhares de borboletas amazônicas, ouvir o canto dos pássaros e explorar o corpo humano por dentro é possível dentro da sessão Vida, que de maneira dinâmica, ensina biologia e a evolução humana.
Já na seção Engenho, fica simples aprender física. Orientados pelos monitores, os visitantes experimentam na prática: como funciona a corrente elétrica, como um balão voa, aprendem o processo de decolagem de um avião e experimentam ilusões de óptica na Casa Maluca. Entre as atrações mais populares, está a instalação “Van Der Graff”, basta apoiar as mãos sobre a bola de metal para ver os cabelos ficarem totalmente arrepiados. Por último, os mais aventureiros fazem uma escalada cultural na sessão Sociedade. Durante a subida, ao tocar no rosto de personagens históricos, eles contam a história das suas vidas. O passeio disponibiliza ainda um vôo 3D, de asa delta, sobre a cidade do Rio de Janeiro.
Para aproveitar melhor o dia, os visitantes podem agendar uma visita guiada pelo Catavento, com um monitor exclusivo. A excursão, onde as atividades podem ser previamente agendadas, deve reunir um grupo mínimo de 20 pessoas.
Exposição Ecocartoon
Quem estiver no espaço também confere uma interessante exposição de desenhos. Até o dia 12 de setembro o Catavento recebe a mostra Ecocartoon 2009, realizada no Claustro do Catavento. Artistas de 49 países expõem 140 trabalhos entre cartuns, charges e caricaturas que expressam o tema “Poluição Urbana”.

SERVIÇO:
Passeio para o feriado 7 de setembro”
Onde: Catavento Cultural e EducacionalQuando: De terça-feira a sábado
Horários: Das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h) Endereço: Palácio das Indústrias – Pq. Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP Quanto: R$ 6,00 e meia-entrada para estudantes e idosos Classificação: indicado para crianças e adolescentes entre 07 e 17 anosComo chegar: informações no www.cataventocultural.org.br/mapas.asp Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II Estacionamento: capacidade para 200 carros. Até 3 horas (somente para visitantes do Catavento): R$ 8,00Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário