Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, que acontece 18 de maio, o Ministério da Cultura (MinC) está organizando a 8ª Semana Nacional de Museus, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação, entre os dias 17 e 23 de maio, tem o objetivo de promover a integração das instituições museológicas, intensificando suas relações com a sociedade.
Este ano, o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) foi Museus para a harmonia social. A idéia é destacar o papel do museu como instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade em que está inserida. Visa, ainda, estimular a discussão, a reflexão e a prática do respeito e da valorização da diversidade.
No Museu Histórico e do Café, em Ribeirão Preto, será realizado o II Fórum Permanente de Cultura, sobre Políticas Públicas de Museus. Na programação do Museu de Arte Popular, em Diadema, haverá debates e exposições, entre elas, uma que reúne materiais e ferramentas de trabalho de 4 artistas: Orlando Mattos (Pintura), Ricardo Amadasi (Escultura) Jerônimo (Xilogravura) e Zhena (Reciclados).
Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades compõem a programação. Ao todo são 1.763 eventos espalhados por todas as regiões do país e abrigados por 588 instituições.
Desde a sua primeira edição, em 2003, a Semana Nacional de Museus já divulgou a programação de 2.445 instituições museológicas, envolvendo 7.473 atividades. Temas como patrimônio imaterial, público jovem, amigos, turismo, patrimônio universal e mudança social já foram abordados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário