terça-feira, 4 de maio de 2010

Rockfilosofia é o tema de maio no Café Filosófico CPFL em Bauru


A CPFL Cultura em Bauru apresenta a partir do dia 7 de maio, sempre às sextas-feiras, às 19h, a série do Café Filosófico CPFL Rockfilosofia, que tem curadoria da filósofa Marcia Tiburi e do músico Fernando Chuí. Trata-se de uma série de quatro encontros acerca da ponte conceitual – e estética - possível entre o rock e a filosofia, traçando afinidades entre obras de nomes importantes do rock e a poética encontrada em suas canções com as correntes filosóficas ao longo da história das principais filosofias do século XX.

A filosofia foi bem traduzida pelo rock no imaginário adolescente do século XX, à medida que as bandas e suas canções compõem um verdadeiro roteiro da tentativa jovem de fazer sentido, de contornar o vazio providenciado pela vida nas cidades grandes, na sociedade digital e globalizada, na sociedade do espetáculo. “É claro que o rock também é resultado direto da sociedade do espetáculo mas, ao mesmo tempo, é aquilo que vem denunciar os abusos dos preconceitos desta mesma sociedade. Busca-se a afinidade entre os músicos e os filósofos em uma comparação ao mesmo tempo séria e divertida”, adiantam os curadores. “O objetivo da série é provocar pensamentos sobre o que se ouve, percebendo o que há além de sons e letras, quais as conexões com o estado da cultura, com o espírito do tempo, com as questões que se tornaram decisivas enquanto apareciam apenas como mero entretenimento da juventude”.

Marcia Tiburi é professora da pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie. É autora de vários livros de filosofia e literatura, entre eles, Filosofia em Comum, pela editora Record. É colunista da revista Cult e participante do Programa Saia Justa, do canal GNT. Fernando Chuí é desenhista, músico e poeta. Artista plástico de formação, realizou os discos Feito a Mão e Nunca Vi Mandacaru, e lançará ainda neste ano seu terceiro álbum, Oâça Rock. Chuí busca mesclar seus trabalhos em obras híbridas de música, literatura e artes visuais. É mestre pela UNESP em artes visuais e divulga também seus desenhos e textos no blog http://fernandochui.blogspot.com/.

A programação da CPFL Cultura em Bauru é realizada no Auditório da CPFL Paulista (Rua Wenceslau Braz, 8-8, Vl. Pacífico), aberto a partir das 18h. A entrada é gratuita e por ordem de chegada (capacidade: 153 lugares, sendo 6 deles para cadeirantes). Mais informações no site http://www.cpflcultura.com.br/ ou pelo telefone (19) 3756-8000.


Programação


7 de maio – 19h
“Rock and Roll – A invenção da adolescência entre a indústria e a angústia cultural: Chuck Berry e Elvis Presley”
Com Marcia Tiburi, filósofa, e Fernando Chuí, músico.

14 de maio – 19h
“Rock and Roll e as Drogas: Psicodelia, Beatles e Jimi Hendrix”
Com Fernando Chuí, músico.

21 de maio – 19h
“Para uma metafísica do rock: Bob Dylan, Frank Zappa e Gilles Deleuze”
Com Daniel Lins, filósofo.

28 de maio – 19h
“Radiohead e Flusser: a lírica do homem máquina”
Com Marcia Tiburi, filósofa.



Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário