sexta-feira, 7 de maio de 2010

A LUTA CONTINUA – 2ª EDIÇÃOA mostra, em sua segunda edição, escancara as portas para o mundo dos desprivilegiados, dos que foram deixados à margem do progresso e da modernidade, vítimas do desemprego, das crises sociais e da injustiça. Dentro desse recorte, a biblioteca ganha uma pequena seleção das obras mais viscerais e políticas de Ken Loach, em meio a filmes referenciais do cinema político e militante da América Latina.
MOSTRA INFANTIL – PAIS DE HOJE, CRIANÇAS DE ONTEMSeleção de filmes infantis de outras épocas.
SESSÃO CINECLUBE: ESSES ITALIANOSPequeno ciclo em 16mm de comédias italianas, sábado, às 19h.
SESSÃO NOSTALGIAClássicos do cinema com projeção às quartas, 19h.
Confira a programação dia a dia:
|DIA 07, SEXTA|
LA HORA DE LOS HORNOS: NOTAS E TESTEMUHOS DO NEOCOLONIALISMO, VIOLÊNCIA E LIBERAÇÃO – PARTE 1 – NEOCOLONIALISMO E VIOLÊNCIA.
(Cuba, 1968, 84 min)
Dir.: Octavio Getino e Fernando E. Solanas.
Esse documentário em trilogia foi produzido e difundido clandestinamente na época e relata a história e condição política da Argentina, buscando encerrar fileiras na luta pela libertação do povo argentino. A primeira parte, constituída de um prólogo e treze notas, desvela a real situação da Argentina e da América Latina: dependência. 12 anos.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 07, sexta, às 16h.
LA HORA DE LOS HORNOS: NOTAS E TESTEMUHOS DO NEOCOLONIALISMO, VIOLÊNCIA E LIBERAÇÃO – PARTE 2 – ATO PARA LIBERAÇÃO.(Cuba, 1968, 144 min)
Dir.: Octavio Getino e Fernando E. Solanas.
A segunda parte do documentário, que é um dos maiores manifestos do novo cinema latinoamericano, se divide em “Crônica do Peronismo”, que cobre a gestão de Peron, e “Crônica da Resistência”, que detalha a luta da oposição durante o exílio de Péron. A terceira parte, “Violência e Liberação”, consiste em uma série aberta de entrevistas, documentação e testemunhos. 12 anos.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 07, sexta, às 18h.
|DIA 08, SÁBADO|
KES
(Inglaterra, 1970, 110 min)
Dir.: Ken Loach. Elenco: David Bradley, Freddie Fletcher.
Vivendo em um bairro pobre, um garoto não tem boas notas na escola, sempre apanha do irmão mais velho e é desprezado por todos. Uma mudança radical acontece quando ele conhece um outro garoto, selvagem e revoltado.
/ BP Roberto Santos. Dia 08, sábado, às 16h.
A PROMESSA(La Promesse, Bélgica, 1996, 90 min)
Dir.: Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Elenco: Olivier Gourmet, Assita Ouedraogo.
A revelação dos irmãos Dardenne com um filme de uma violência psicológica extrema, denunciando a exploração de que são alvo os emigrantes clandestinos de origem africana. A consciência de um jovem ligado a essa exploração desperta quando um emigrante morre em um acidente e lhe pede que proteja a mulher recém-chegada. Confrontando a atitude do pai, o jovem vai empenhar-se em cumprir sua promessa.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 08, sábado, às 18h.
O SOLTEIRÃO(Lo Scapolo, Itália, 1955, 98 min)
Dir.: Antonio Pietrangeli. Elenco: Alberto Sordi, Sandra Milo.
Paolo é um rapaz solteiro e vive em um apartamento com seu amigo, porém, terá que sair porque seu amigo pretende se casar e ocupar o apartamento com a esposa. Legendado. Livre.
/ BP Roberto Santos. Dia 08, sábado, às 19h.
|DIA 09, DOMINGO|
CANTIGAS E BRINCADEIRAS LUSITANASCia. Algazarra Teatral. Com Edson Caeiro e Silvia Pecegueiro. 45 min. +03 anos.
O tema central do espetáculo é a herança lúdica e musical que nos foi passada pelos portugueses durante séculos. Maria e Manuel irão apresentar cantigas e brincadeiras que foram trazidas para o Brasil pelos “miúdos” e se disseminaram em nossa cultura.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 09, domingo, às 16h.
ROSETTA(Bélgica/França, 1999, 95 min)
Dir.: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne. Elenco: Émilie Dequenne, Fabrizio Rongione.
A jovem e impulsiva Rosetta mora com a mãe alcóolatra em um trailer. Querendo uma vida melhor e livrar-se da pobreza a qualquer custo, busca incessantemente um emprego, nem que para isso passe por cima de alguém. Legendado. 14 anos.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 09, domingo, às 18h.
|DIA 12, QUARTA|
AMA-ME COM TERNURA(Love Me Tender, EUA, 1956, P&B)
Dir.: Robert De Webbe. Elenco: Elvis Presley, Richard Egan.
Primeiro filme de Elvis Plesley. Depois de descobrirem que a guerra acabou, um bando de irmãos rouba do exército confederado um pagamento da União.
/ BP Roberto Santos. Dia 12, quarta, às 19h.
SERVIÇO:Biblioteca Pública Roberto Santos. 101 lugares. Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul. Tel. 2273-2390. Veja como chegar.
Biblioteca Pública Viriato Corrêa. 101 lugares. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul. Tel. 5573-4017. Veja como chegar.

Toda a programação é gratuita.  www.bibliotecas.sp.gov.br
Bibliotecas no Twitter: http://twitter.com/bibliotecassp
Visite nosso site: www.bibliotecas.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário