terça-feira, 11 de maio de 2010

 
|DIA 12, QUARTA|
 
LANÇAMENTOS DE LIVROS - Editora Annablume"Neo-poemas-pagãos", do poeta português Ernesto M. Melo e Castro
Palestra, debate, exposição de Poemas-Visuais e noite de autógrafos
Convidados para Leitura: Prof. Antonio Vicente S. Pietroforte (USP), Prof. Horácio Costa (USP) e Vanderley Mendonça (editor e tradutor)
/ BP Alceu Amoroso Lima. Dia 12, quarta, às 19h.
 
 
|DIA 13, QUINTA|
 
CURSO - GERAÇÃO BEAT: PALESTRAS, DEBATES, DEPOIMENTOS E AUDIÇÃOCoordenação:  Cláudio Willer
A Geração Beat foi o grupo de poetas, prosadores e artistas norte-americanos que estrearam na década de 1950, com grande impacto e circulação pela ousadia e caráter inovador de suas obras: Jack Kerouac, principalmente através de On the Road, uma plataforma geracional; Allen Ginsberg, que chamou a atenção para a beat com o poema Uivo; William Burroughs, Gregory Corso, Lawrence Ferlinghetti, Michael McClure, Gary Snyder, Dianne di Prima e outros. Inspirou jovens a romper com o estilo de vida convencional e a procurar novos modos de expressão. Está na origem da contracultura, de movimentos pacifistas, da geração “de mochilas nas costas” profetizada por Jack Kerouac em Os Vagabundos Iluminados. Está também associada à religiosidade transgressiva e ao misticismo heterodoxo, especialmente de alguns beats, como Kerouac e Ginsberg, denominada por especialistas de “anarquismo místico”.
Dando continuidade ao curso iniciado em abril, com destaque para a contribuição literária dos beats - suas poéticas e visões de mundo, autores com os quais dialogaram ou nos quais se inspiraram - será abordada a atualidade da Geração Beat e sua presença, inclusive no Brasil, através de um módulo intitulado Beat Brasil, com depoimentos de autores contemporâneos: Ademir Assunção e Rodrigo Garcia Lopes (dia 06); Joca Reiners Terron e Sérgio Cohn (dia 13).
Haverá ainda uma sessão sobre a relação da beat com o jazz e outros gêneros e correntes musicais, com a participação do músico e escritor Pita Araújo (dia 20).
/ BP Alceu Amoroso Lima. Dias 13, 20 e 27, quintas, das 19h às 22h.
 
 
|DIA 14, SEXTA|
 
CONTOS ASSOMBRADOS BRASILEIROSRoda de histórias composta por contos da tradição oral brasileira que provoca sustos, calafrios e desperta risos e prazer. Destaque para “A menina enterrada viva” de Câmara Cascudo. Para público adulto.
/ BP Belmonte. Dia 14, sexta, às 19h.
 
 
|DIA 15, SÁBADO|
 
TEATRO - A RAINHA DA NEVECom Cia. do Mar
O espetáculo teatral é realizado a partir de manipulação de bonecos e outros objetos cênicos, e conta a história de um gênio do mal inventa um espelho que possui a estranha propriedade de transformar em pessoas más e arrogantes todos aqueles que se mirem nele. Enquanto isso Gerda e Key, duas crianças, plantam e cuidam das rosas e das flores que existem no jardim de suas casas. Repentinamente o espelho do mal se quebra e um dos estilhaços atinge Key que muda completamente seu comportamento, tornando-se uma criança perversa, preocupando sua amiga, Gerda. A partir daí, muitas surpresas e situações que os amigos enfrentam juntos.
Público de 4 a 10 anos. Duração: 50 minutos aproximadamente.
/ BP Hans Christian Andersen. Dia 15, sábado, às 16h.
 
SHOW - SACO DE RATOSFormada há cerca de três anos e desde então fazendo shows continuamente, a banda apresenta seu rock and roll visceral, com as letras poeticamente cruas e bêbadas do escritor e vocalista Mário Bortolotto. Com duas guitarras que se completam em agressividade e feeling (Fábio Brum e Marcelo Watanabe) e uma cozinha rítmica e pulsante (Fábio Pagotto/baixo e Rick Vecchione/bateria), o repertório inclui, além de músicas dos integrantes da banda, composições de Renato Fernandes (da banda Bêbados Habilidosos), Paulo Carvalho (da banda Velhas Virgens), Paulo de Tharso (das extintas bandas Big Balls e A Casa Caiu), Fábio Cascadura (da banda Cascadura) e  uma parceria com o poeta Marcelo Montenegro. A banda faz ainda recriações de músicas de Roberto Carlos, Barão Vermelho e Itamar Assumpção. Especialmente nesta apresentação, serão inseridos textos de autores da geração beat.
/ BP Alceu Amoroso Lima. Dia 15, sábado, às 18h30.
 
 
|DIA 16, DOMINGO|
 
ARTE, PERCEPÇÃO E MEIO AMBIENTE2º Encontro - Artista Viajante: Como está nosso meio ambiente?
Observação de registros que retratam a natureza, obras dos primeiros artistas viajantes: Martius, Debret, Thomas Ender, Missão Artística Francesa e Academia Imperial de Belas Artes. Pintura de paisagem, conceito e origem, observação de obras e cadernos de viagens. Exibição do filme Crônica de Uma Viagem ao Naturalismo Integral (1978). Produção plástica: desenho cego, desenho de observação.
Material: lápis aquarela e aquarela líquida, carvão e outros.
/ BP Raul Bopp. Dia 16, domingo, das 10h às 13h.
 
CREDO EM CRUZ! SERES FANTÁSTICOS DO FOLCLORECia. Palavras Andantes. De 6 a 12 anos. 60 min.
Essa contação de história se propõe ressaltar personagens e visagens tradicionais que formam a cultura brasileira, focados na tradição oral, por meio da apresentação de cantigas, lendas e mitos.
/ BP Viriato Corrêa. Dia 16, domingo, às 16h.
 
 
|DIA 18, TERÇA|
 
O JOGO DO CLARO E DO ESCUROCom Tininha Calazans. A partir de 7 anos. 50 min.
Histórias sobre a divisão do tempo em noite e dia. Todo dia a gente enxerga o jogo harmonioso do claro e do escuro. Vivendo o fato cotidiano, acabamos por achá-lo corriqueiro e normal. Mas a divisão do tempo em noite e dia é um belo milagre que se deu através de muitas aventuras. Algumas delas serão reveladas no espetáculo que ressoa no bom ritmo da luz e das trevas. Ao som das lendas e mitos, descobriremos a visão de alguns povos sobre esse belo mistério da vida.
/ BP Mário Schenberg. Dia 18, terça, às 14h30.
 
O LÚDICO, A ARTE MEIO AMBIENTEO intuito é desenvolver a percepção do olhar para o meio ambiente trabalhando de forma lúdica a questão da arte e reutilização de materiais que estão presentes no cotidiano dando a eles uma qualidade plástica.
/ BP Raul Bopp. Dias 18 e 25, terças, das 14h às 17h.
Toda a programação é gratuita.  www.bibliotecas.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário