sexta-feira, 18 de junho de 2010

2º Encontro Paulista de Museus

Com três dias de programação, evento reúne representantes de todo o Estado para discutir o desenvolvimento da área museológica

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus SISEM-SP, realizará, entre os dias 22 e 24 de junho, o 2º Encontro Paulista de Museus. Sediado no Memorial da America Latina, em São Paulo, o Encontro reúne, neste ano, 28 palestrantes, sob o tema Ser Diferente: Fazer Diferença, e tem público previsto de mil pessoas. Nesta edição, pela primeira vez, prefeitos e secretários municipais de Cultura terão uma programação paralela, para discutir a importância de políticas públicas para área da cultura, parcerias em investimentos e leis de incentivo.

“O II Encontro Paulista de Museus é um ponto de encontro dos profissionais para debater questões ligadas aos museus, como leis, gestão e profissionalização para a área”, destaca o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Criado em 2009 pela necessidade de se discutir em conjunto as questões referentes à área museológica, o evento tem o objetivo de promover, no Estado todo, o fortalecimento dos museus. Durante a edição deste ano, serão mostradas as mudanças e o crescimento da atividade museológica em São Paulo, a partir das medidas adotadas no Encontro do ano passado, com a implantação dos polos regionais do SISEM-SP.

Abertura (22/6)

A programação do primeiro dia começa com a apresentação do Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, seguido pelo presidente da Fundação Memorial América Latina, Fernando Leça, pelo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), José Nascimento Júnior, e pela coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura (UPPM/SEC), Claudinéli Moreira Ramos. Na seqüência, terá início a Conferência Magna, com a participação de Ana Tomé, diretora do Centro Cultural da Espanha em São Paulo – Embajada de España en Brasil, Carme Prats, diretora dos Centros e Museus de Ciências da Prefeitura de Barcelona (Espanha), e Gilberto Dimenstein, da ONG Cidade Escola Aprendiz, jornalista conhecido por seu envolvimento com a cultura paulista.

À tarde, o público poderá conferir três palestras. A primeira será sobre gestão e planejamento estratégico nos museus, com foco para a profissionalização da área museológica. Em seguida, estratégias para diversificar a programação cultural de museus serão demonstradas pelo artista e curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo, e por Camilo Torres, vice-presidente da Associação Brasileira de Circo. Na terceira palestra, Claudinéli Moreira Ramos e Márcia Pazin apresentarão o trabalho inédito de documentação desenvolvido em 15 museus da Secretaria de Estado da Cultura. O dia se encerra com show de André Abujamra.


2º dia (23/6)
Neste dia, a diretora do Grupo Técnico do Sistema Estadual de Museus, Cecília Machado, inicia a programação com uma palestra sobre a função e a prática do Sistema Estadual de Museus, seguida por apresentação de secretários municipais de Cultura de três regiões do Estado, que farão um balanço das realizações e dos desafios enfrentados durante o trabalho. Na sequência, serão discutidas as dez propostas prioritárias para a política estadual de museus e, à tarde, os participantes farão visita técnica ao Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu Afro Brasil, Pinacoteca do Estado ou ao MASP.

Encerramento (24/6)
No último dia (24/6), o papel social dos museus será o enfoque da discussão que proporcionará um intercâmbio de experiências bem-sucedidas na relação museu-comunidade. Nesse debate, representantes de instituições museológicas da Colômbia e Brasil apresentarão seus casos de sucesso. No debate seguinte, a imagem dos museus será discutida a partir da percepção de profissionais da imprensa ou de patrocinadores. Ao final do Encontro, haverá a reunião de propostas paulistas para o 4° Fórum Nacional de Museus, que será realizado de 12 a 17 de julho em Brasília.

Programação paralela
No dia 23/6, o Memorial da América Latina sedia, paralelamente, o Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Cultura e o 2º Encontro de Centros e Museus de Ciências.

Criado nesta edição, o encontro de dirigentes tem como objetivo estimular a concretização dos projetos municipais para a área de museus, o aumento da importância política desse tipo de instituição nos municípios e a discussão da legislação vigente, além da sensibilização dos gestores municipais para investimentos na área museológica.

Já o encontro de instituições de ciências busca estimular a discussão sobre os avanços na popularização de instituições culturais de caráter científico e tecnológico e apresentar as experiências postas em prática desde a primeira edição.

O link para inscrições no Encontro Paulista de Museus está disponível em www.cultura.sp.gov.br ou diretamente no site do Encontro: http://www.metodoeventos.com.br/encontrodemuseus.


Histórico
O Encontro Paulista de Museus teve sua primeira edição em 2009 e reuniu, durante três dias, 950 participantes de 289 municípios paulistas, além de profissionais e dirigentes de outros Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário