terça-feira, 29 de junho de 2010

Profissionais de Pederneiras e região terão oficina de capacitação do Sistema Estadual de Museus

Para ajudar a aprimorar o conhecimento dos profissionais de museus e desenvolver a atividade museológica no interior de São Paulo, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), realizará em Pederneiras uma oficina de capacitação em parceria com a prefeitura. Ministrado pelo museólogo Paulo Nascimento, o workshop terá como principal foco a elaboração de planos museológicos, com o objetivo de orientar e definir as atividades a serem desenvolvidas pela instituição cultural ao longo de determinado período.
O evento acontece de 30 de junho a 02 de julho e será dividido em três módulos. No primeiro, Paulo Nascimento definirá o conceito museu e apresentará noções de museologia, patrimônio e fará uma introdução sobre planejamento na gestão de museus e sobre a legislação vigente na área. No módulo II, o tema será a construção do plano museológico: elaboração, metodologia e implantação. No terceiro módulo, os participantes colocarão em prática o que aprenderam durante o todo o treinamento.
A oficina é viabilizada por meio da Organização Social de Cultura ACAM Portinari, com sede em Brodowski. A instituição é responsável pela gestão de museus estaduais no interior em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura.
Serviço
Oficina de Capacitação para Museus
“Plano Museológico”
Data: de 30/06 a 02/07/2010 - A participação é gratuita.
Local: Auditório do Colégio das Irmãs Passionistas (rua Belmiro Pereira, nº 0-80- Centro)
Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Público Alvo: Profissionais dos museus cadastrados no SISEM-SP e interessados em geral.
Inscrições: no local ou pelo telefone (14) 3252-2281
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário