domingo, 27 de junho de 2010

Divino Espírito Santo é tema de exposição gratuita em Jacareí


Salve o Divino Espírito Santo!  Esse é o título da exposição do artista plástico Nero de Deus, que pode ser vista gratuitamente no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, em Jacareí, até o dia 4 de julho. 
Para compor os 90 desenhos, em tamanhos que variam de 40 centímetros a dois metros, o artista plástico usou apenas caneta esferográfica e lápis de cor. Ao deslizar sobre papel e tecido, eles deram formas que ilustram uma das mais antigas manifestações populares do Brasil: a Festa do Divino.
Além dos desenhos, a exposição também reúne duas instalações de dois e três metros que contrapõem Morte e Vida. “Salve o Divino propõe a interação humana, o bom convívio social que liga o homem a Deus. Não se sugere religião, mas a formação de um ser ecumênico. A todo momento, a exposição reflete a dualidade da alma humana. Mas o intuito maior é promover a vida”, comenta Nero de Deus.
A mostra começou a ser elaborada há dois anos e está sendo apresentada pela primeira vez no Museu. “O Nero de Deus é um artista muito ligado à cultura popular. Essa exposição é mais um exemplo disso, pois é inspirada na devoção ao Divino Espírito Santo, que tem ligação muito forte com a cultura popular no interior de São Paulo e também em outros estados brasileiros”, afirma o diretor de Patrimônio da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, Alberto Capucci.

Informações
Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
Rua XV de Novembro, n.º 143 – Centro
Funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado e domingo, das 11h às 17h.
Visitas podem ser agendadas pelo telefone (12) 3953-3574. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário