segunda-feira, 14 de junho de 2010

SESC Bauru receberá "Memórias do Subsolo", de Dostoiévski


Memórias do Subsolo
Sucesso de público e crítica, monólogo de Dostoievski chega à Bauru para única apresentação, dia 18 de junho, no Ginásio de Eventos do SESC Bauru.
ENTRADA GRATUITA
No palco, Mika Lins. Direção: Cássio Brasil


Mika Lins já tinha lido os grandes romances de Dostoiévski, "Crime e Castigo" e "Irmão Karamazov", quando em 2001 caiu em suas mãos "Memórias do Subsolo, novela desse autor russo, importante por trazer em potencial as mesmas contradições e conflitos interiores de personagens de seus grandes romances da maturidade.
Desde o primeiro momento Mika viu que ali havia um monólogo, e surgiu então um grande desejo de levar aquelas palavras ao palco. Oito anos depois daquela primeira leitura sua vontade ganhou forma, no Espaço Beta do SESC Consolação, em São Paulo. A temporada foi um sucesso, com absoluto esgotamento de ingressos.


Após se apresentar Araraquara, Ribeirão Preto, Campinas e Santo André, "Memórias do Subsolo" segue sua turnê pelo interior do estado, e será apresentado em Bauru dia 18 de junho, às 20H.


Confinado num subsolo ordinário, sem identificação espaço-temporal, um sujeito vil despeja sua bile contra as convicções inabaláveis dos "homens de ação", aqueles que escrutinam enciclopédias, manuais e bulas em busca das respostas, soluções e curas para toda dúvida e todo mal. Prefere a inércia. Mika é esse homem, um funcionário público capaz de olhar para dentro de si mesmo e enxergar sua ignomía.


"Por que a gente precisa se entupir de remédios a cada velório? Nada contra, mas parece que a gente não suporta mais o instável, o difícil." Diz Mika Lins


A Direção é de Cássio Brasil, que optou por uma encanação sóbria, com economia de gestos. "Se não tomarmos cuidado, todo teatro vira voudevillesco, com movimentos e ações para entreter o público.", justiica o diretor, que também dispensou trilha sonora "para evitar que ela ilustre o texto", completa. Cássio também assina a criação do espaço cênico, um triângulo entrecortado por fios que vão do teto ao chão, acirrando a clausura do personagem e remetendo aos retratos disformes, solitários, de Picasso e Francis Bacon, que captavam a brutalidade do fato.
O texto que o público irá prestigiar é uma adaptação assinada por Ana Saggese e Mika Lins, a partir da tradução de Boris Schnaiderman para a Editora 34. A produção é de Messias Lima.


Ficha técnica
Atriz: Mika Lins
Direção: Cássio Brasil
Texto: Fiodor Dostoiévski
Tradução: Bóris Schnaiderman
Adaptação: Ana Saggese e Mika Lins
Luz: Silvestre Jr
Cenografia: Cássio Brasil
Fotos: Caio Guatelli
Produção: Messias Lima
Duração: 55 min
Recomendação: 12 anos


SERVIÇO:
SESC Bauru - Ginásio de Eventos – Avenida Aureliano Cardia, nº 6 – 71 – Vila Cardia
18 de junho, 20H, Grátis, 161 Lugares, 14 3235-1750


Nenhum comentário:

Postar um comentário