domingo, 27 de junho de 2010

III Mundial de Capoeira Grupo Maculelê 2010

Londrina é sede do 3º Mundial de Capoeira, promovido pelo Grupo Maculelê. A cidade vai receber de 30 de junho a 4 de julho, cerca de 500 participantes, entre brasileiros, alemães, norte-americanos, espanhóis, colombianos e ingleses. Do Brasil, os representantes são em sua maioria dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, além do Paraná.
A programação inclui apresentações, workshops, cursos e atividades em diversas localidades de Londrina. A organização espera um público estimado em 10 mil pessoas para o evento. Esta terceira edição do evento é a segunda realizada em Londrina. O mundial anterior foi sediado pela cidade de Miami, nos Estados Unidos, simbolizando o crescimento do grupo londrinense fora do Brasil.

A Capoeira no mundo
O fundador do grupo Maculelê, mestre Fran, agradeceu pela oportunidade em poder divulgar o mundial em Londrina. Fran destacou ainda que a capoeira está presente em vários países, e aproximadamente 89 representantes estrangeiros virão à Londrina participar do campeonato. “Londrina não é uma cidade conhecida como São Paulo, Rio de Janeiro ou Salvador, mas no campo da capoeira nossa cidade é forte e reconhecida”, enalteceu.


Importância do mundial
A coordenadora do Mundial, Sara Janene, destacou a importância do evento tanto para os visitantes quanto para os londrinenses. “O mestre Fran foi convidado há oito anos para trabalhar nos Estados Unidos. Desde então, ele sempre quis trazer os estrangeiros para conhecer Londrina, conhecer o Brasil. Por isso vamos incluir um roteiro pela cidade, eles vão conhecer o calçadão, o Thermas, a AABB”, afirmou.
“Para os brasileiros, também, este intercâmbio é muito importante. Aqui, quando se fala em capoeira, as pessoas têm preconceito. Vários mestres brasileiros vão trabalhar fora do país, onde são extremamente respeitados. É importante porque vai valorizar o esporte em Londrina, e fazer com que os praticantes tenham contato com pessoas de outros países, outras culturas”, destacou a coordenadora.

Informações
Apoio: Planeta Voluntários (A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil !!!)
A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil !!! 
III Mundial de Capoeira, de 30 de junho a 4 de julho de 2010/ Grupo Maculelê / Londrina/ Paraná/ Brasil

"Capoeirista não é aquele que sabe movimentar o corpo,
e sim aquele que se deixa movimentar pela alma". Mestre Pastinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário