quinta-feira, 17 de junho de 2010

SESC BAURU APRESENTA ESPETÁCULO “TILL, A SAGA DO HERÓI TORTO” COM O GRUPO GALPÃO

O Grupo Galpão retoma suas origens do teatro de rua e apresenta neste sábado (19), às 20h, no Ginásio de Eventos do SESC Bauru o espetáculo “Till, a saga do herói torto”.
A apresentação integra o Circuito SESC de Teatro que tem o intuito de estimular e promover a circulação de projetos teatrais pelo interior do estado beneficiando o público que tem a oportunidade de entrar em contato com novas propostas e investigações cênicas e o artista, que passa a dialogar com outras culturas e realidade. Na trama, a história do Demônio que aposta com Deus que se tirasse do homem algumas qualidades, ele cairia em perdição. Deus, aceitando o desafio, resolve trazer ao mundo a alma de Till. Vivendo em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões, logo de início o protagonista é abandonado em meio ao frio e a fome e descobre que a única maneira de sobreviver naquele lugar é se tornar ainda mais esperto e enganador. Assim começa sua saga cheia de presepadas e velhacarias.Till é o típico anti-herói cheio de artimanhas e dotado de um irresistível charme. Um personagem que tem parentesco com outros tipos de várias culturas, por exemplo, que se assemelha muito ao Macunaíma e ao ibérico Pedro Malasartes. Além de Till, a peça conta com uma infinidade de rústicos personagens medievais, que buscam a redenção, sonhando alcançar as torres de Jerusalém e salvar o Santo Sepulcro das mãos dos infiéis.Com direção de Júlio Maciel, cenário e figurinos de Márcio Medina e direção musical de Ernani Maletta, o espetáculo representa a volta do Grupo Galpão ao teatro de rua e suas formas de representação popular. Para o Grupo, a rua é um espaço importante para a democratização da arte e do teatro. “Ela nos traz desafios de como apresentar o espetáculo para um público amplo e sem restrições de idade, classe social ou formação intelectual. Isso tem reflexos em todos os elementos de criação, como a dramaturgia, a cenografia, os figurinos e a música”, afirma o integrante Eduardo Moreira. Este será o quarto espetáculo com direção de integrantes do Grupo. O primeiro foi "Foi por Amor", com direção de Antonio Edson, em 1987. Dez anos depois, já em 1997, Eduardo Moreira dirigiu "Um Molière Imaginário". A última peça com direção interna foi "Um Trem chamado desejo", no ano de 2000, direção de Chico Pelúcio.Além de bater recorde de público no seu primeiro ano, a montagem foi considerada uma das dez melhores estréias de 2009, segundo a crítica de teatro Barbara Heliodora. Till já recebeu cinco premiações: duas de melhor espetáculo, duas de melhor atriz e uma de melhor figurino. Estima-se que mais de 100 mil pessoas já assistiram a peça, que percorreu 24 cidades em 2009.No mesmo dia, às 15h, no Auditório, haverá exibição do documentário “A história de um dos mais importantes grupos de teatro” com o Grupo Galpão. A produção é resultado de sete anos de pesquisa e gravações que resultaram e mais de 400 horas de material sobre o grupo, ensaios, espetáculo, viagens, vida familiar, que depois de seis meses de edição e finalização foram resumidos em duas horas de duração.


Serviço:
SESC apresenta “Till, a saga do herói torto”, neste sábado, dia 19, às 20h, no Ginásio de Eventos. Grátis. Retirada e ingressos com uma hora de antecedência. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário