sábado, 26 de junho de 2010

SESC apresenta o genuíno forró pé de serra com o grupo Fuá Rabecado, neste domingo, às 16 horas

O público poderá conferir neste domingo (27), às 16h, no palco do SESC Bauru, o show gratuito com o grupo Fuá Rabecado, que tem como fio condutor o tradicional forró de rabeca da zona da mata pernambucana. A Rabeca é o instrumento predominante neste ritmo e marca presença ainda em outros gêneros musicais como o xote, baião, arrasta-pé, marcha junina, xaxado e o côco.

No repertório, que promete não deixar ninguém parado, músicas do rabequeiro Ari Pereira, muitas delas compostas durante o período em que morou em Pernambuco, acompanhado por uma percussão típica do forró pé de serra, com zabumba, triangulo pandeiro e ganzá.

A diversidade de apresentações marcou a programação especial do mês de junho dedicada ao tema Encontros e Bandeiras, um resgate e valorização da cultura caipira paulista e todas as suas influências. “Foram 13 shows até o momento, e teremos vários outros para o início de julho, seguindo a partir de agora a linha do forró pé de serra, com o Trio Virgulino e o grupo Bicho de Pé, além do grande show do mês com Elba Ramalho”, explica a coordenadora de programação do SESC, Camila Machado. A rabeca com seu timbre inconfundível cria um efeito harmônico especifico que enriquece as melodias; traz também um pouco de suas raízes árabes e indígenas, o que fica evidente na música Forró das Árabias e Tem Toré nesse Forró.

O grupo FUÁ Rabecado ( www.fuarabecado.blogspot.com) nasceu em junho de 2008, no Vale do Paraíba, com o objetivo de aproveitar uma extensa pesquisa, realizada por Ari Pereira, sobre a rabeca, suas origens, afinações, formas de construir, matéria-prima utilizada e as manifestações populares onde a rabeca esta presente; como nos rituais dos índios guaranis, no fandango paranaense, nas folias e musica regional mineira, no cavalo marinho e principalmente o forró nordestino ou forró pé de serra.

Serviço:

SESC apresenta “Fuá Rabecado”, neste domingo, daí 27, às 16h, na Área de Convivência com entrada gratuita. O SESC fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações pelo telefone (14) 3235-1750 de terça a sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingo e feriado das 9h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário